Visualizações

sexta-feira, 6 de julho de 2012

[RESENHA] Harry Potter e A Câmara Secreta — J. K. Rowling


Olá!
Depois do primeiro livro, vamos ao segundo.

~~x~~

Título Original: “Harry Potter and The Chamber of Secrets”

Título no Brasil: “Harry Potter e A Câmara Secreta”
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano da publicação original: 1998
Gênero: Infantojuvenil
Nº de páginas: 252
Nota: 4 oincs (muito bom)


Quando os Dursley decidem não deixar Harry voltar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry pensa ser a melhor ideia, pois nenhum de seus novos amigos lhe escreveu durante o Verão; mas o elfo-doméstico Dobby andou interceptando as cartas destinadas ao menino bruxo, pois um plano maligno será executado na escola este ano.
Só que não foi um sonho e os três garotos Weasley aparecem para levar Harry de volta para o mundo dos bruxos em um carro voador.
Só que forças obscuras estão tentando impedir Harry de chegar à Hogwarts, mas ele consegue.
Em pouco tempo a tenebrosa e lendária Câmara Secreta é reaberta e os nascidos trouxas começar a ser atacados pelo herdeiro de Slytherin.

J. K. Rowling apronta de novo! hahaha. Após um primeiro livro que nos deixa com gosto de quero mais, a autora consegue tramar mais uma história de encher os olhos. Com muitos toques de humor, ação, suspense e muitos mistérios.
O livro começa num ritmo muito bom, os pontos principais da trama são relembrados e os personagens reapresentados como se fosse a primeira vez. Isso é uma coisa que funciona e ocupa 90% do capítulo 1, mas acaba passando rápido.
Quando a trama de A Câmara Secreta começa de fato, já estamos imersos no universo do bruxinho outra vez e seguimos no ritmo do livro.
Levar o leitor [e Harry] para a casa dos bondosos Weasley é uma magnífica maneira de mostrar como os bruxos vivem o seu dia-a-dia e usam magia para tudo. Além de conhecermos Arthur, que no decorrer dos próximos livros se torna um personagem vital. Também nos é apresentado o senhor Lúcio Malfoy, um dos grandes vilões da saga.
Como no ano anterior, as coisas começam a ficar sinistras na festa do Dia das Bruxas. A gata Madame Nor-r-ra aparece petrificada, e claro, o trio [Harry, Hermione e Rony] encontra a dita cuja e são acusados; mas o pior é que um recado escrito com sangue na parede ameaça a segurança de todos os nascidos trouxas [sangues ruins] de Hogwarts.
Agora um grande mistério e histeria tomam conta da escola, e Harry se torna o principal suspeito quando todos descobrem que ele é ofioglota [fala língua de cobras].
Os risos estão garantidos com as cenas no carro voador, com a Murta Que Geme e do narcisista Gilderoy Lockheart; e a agonia rola solta com a visita às aranhas e o duelo n'A Câmara Secreta.
Em resumo, Harry Potter e A Câmara Secreta é um prato cheio para quem gosta de situações fora da realidade e uma boa distração, além de J. K. nos prender mais e mais a cada página na história do bruxinho mais famoso do mundo.

~~x~~
Ainda teremos resenhas de O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, Em Chamas e A Esperança.

Bem, é isso.
Sigam-me os bons: @drigodl.

até...

Um comentário:

  1. Até agora só li os 4 primeiros da série e por enquanto, A Câmara Secreta é o meu preferido. J.K. nos envolve através de uma trama de suspense e mistério muito bem amarrada. E mesmo já tendo assistido mais de uma vez ao filme, me surpreendi com muita coisa, quão imerso fiquei àquele mundo. Destaque para Dolby, personagem que assume papel fundamental neste capítulo da série e possui maior protagonismo aqui, que no filme.

    Parabéns pela resenha, Drigo! Abraço. o/

    ResponderExcluir