Visualizações

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

[RESENHA] O Segredo do Vale da Lua — Elizabeth Goudge


Olá!
 Abrindo os trabalhos de 2012 vamos a um livro que terminei de ler essa semana.
Uma fábula onde as boas tramas nos levam a resoluções previsíveis.

~~x~~

Título Original: “The Little White Horse”
Título no Brasil: “O Segredo do Vale da Lua”
Autora: Elizabeth Goudge
Editora: WMF Martins Fontes
Ano da publicação original: 1946
Gênero: Fantasia
Nº de páginas: 213
Nota: 3 oincs (regular)

Na segunda metade do séc XIX, a órfã Maria Merryweather e sua babá, srta. Heliotrópio, com o cachorrinho Wiggins se vêem obrigados a irem de mala e cuia para a interiorana cidade de Silverydew, no vale de Moonacre.
Um lugar antigo, isolado e cheio de segredos e histórias que fazem todos se arrepiarem.
Maria e a Srta. Heliotrópio vão morar no solar do primo distante da menina, Sir Benjamin Merryweather, um homem de certa idade e que tem muitas mágoas na vida.

Assim começa uma aventura que tem bons personagens e uma trama tão inocente que chega encantar. Adaptado para o cinema em 2008, O Segredo do Vale da Lua, se faz mais impressionante na telona.
O livro tem uma mitologia própria. E vendo pela data em que foi publicado não me espantaria que J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis tenham tido em Elizabeth Goudge uma musa inspiradora. Todos sabem que Tolkien e Lewis se reuniam com outros escritores nos pubs da Londres do pós-guerra, todos escreviam sobre realismo fantástico, mundos paralelos e realidades alternativas, mas se Elizabeth era uma companheira deles... isso eu não sei.
Pelo texto de abertura percebemos que a história se trata de uma aventura mágica sobre um Cavalinho Branco com um chifre na testa (também conhecido como unicórnio), e, não demoramos para perceber porque este era o livro preferido de J. K. Rowling na infância.
Lúdico, divertido, misterioso, e romântico ele nos tira da nossa realidade, assim como as histórias dos outros que citei aqui, e nos vemos em um mundo à parte: o Reino do Vale de Moonacre, lar da trágica e bela história da Princesa da Lua que uniu Silverydew e os Homens do Bosque Sombrio quando se casou com Sir Wrolf, num passado muito distante. Porém, uma série de desastres e traições fez com que eles se separassem e, desde então, jamais um Merryweather do dia e uma Merryweather da noite conseguiram se casar e viver feliz até o fim dos dias.
Mas quando Maria chega, todas as fichas se depositam nela, a nova Donzela da Lua. Conseguirá Maria salvar Moonacre e arrancar a maldade do coração dos Homens do Bosque Sombrio?
A trama se desenrola deliciosamente rápida e com algumas reviravoltas e revelações que se mostram interessantes.
Descubra a história que Elizabeth Goudge escreveu e delicie-se com as aventuras de Maria Merryweather e seus fieis escudeiros.
E o lema da família Merryweather resume o espírito dessa fábula: a alma valente e o espírito puro, com o coração alegre e amoroso, herdarão juntos o reino.

Bem, é isso!
Sigam-me os bons: @drigordl

até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário