Visualizações

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vilões — Parte II: Imortais até a página 2.

Olá!

Dando continuidade a série sobre vilões da ficção, em cima do tema "Bin Laden", (rerere) hoje eu vou falar, ou melhor, escrever sobre os vilões dos livros. Afinal depois das novelas e filmes, nós os encontramos lá nas páginas.

Começando pelo vilão mais antigo das páginas impressas, encontramos o maior vilão de todos: o Diabo, afinal a Bíblia de Gutemberg foi o primeiro livro impresso no mundo lá no séc XV, se não me falha a memória. E o Anjo Caído, o Expulso do Paraíso, o Anjo Lúcifer foi e é o maior vilão da face da Terra.
Porém, esta série é sobre os caras e mulheres malvados(as) da ficção, deixemos o Coisa Ruim "quentinho" na dele. Vamos à eles, e elas.

> Comecemos por um vilão meio que onipresente. Criado por J. R. R. Tolkien na década de 1940, sentado no seu Escuro Trono está Sauron, Senhor das Terras de Mordor. sua primeira aparição foi em "O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel", quando Gandalf conta a história do Anel do Poder que quer voltar para o seu Senhor, em Mordor. O que faz dele um vilão? Bem, o cara quer dominar e mergulhar toda a Terra-Média nas trevas e na danação eterna; ele transforma tudo que é belo e bom em coisas tenebrosas. É um Ainur (espécie de Deus pagão, depois relacionado com um anjo), era bom, mas resolveu seguir o antigo Senhor do Escuro: Morgoth tornando-se perverso e maquinando o mal. E pra quem ainda não entendeu o título da trilogia: Sauron é O Senhor dos Aneis, porque ele fez Um Anel que domina todos os outros aneis de poder.
> Alguns dizem que esse aqui é o maior de todos. Conhecido nos tempos de colégio como Tom Servolo Riddle e mais tarde como o maléfico Lord Voldemort. Foi criado pela mente imensa de J. K. Rowling na série "Harry Potter". Com uma capacidade indiscutível de seduzir as pessoas com suas ideias do lado negro, o Lord das Trevas arrebanhou muitos seguidores no começo dos anos 1970 (época da Iª Grande Guerra Bruxa). Uma profecia falava de um menino nascido no final de Julho que o destruiria, podia ser: Neville Logbotton ou Harry Potter, assim ele marcou o último, que acabou sendo protegido por uma magia antiga, que derrotou Você-Sabe-Quem pela primeira vez. Ele morreu num duelo contra Harry em Junho de 1998. Mas deixou um legado de tristezas e medo.
> Também da obra "Harry Potter" de J. K. Rowling. Uma das seguidoras dele, acima descrito, era a cruel e inconsequente Bellatrix Lestranger, prima de Sirius Black e irmã de Narcissa Malfoy. Ela torturou e matou várias pessoas contrárias ao Lord das Trevas, entre suas vítimas estão: Sirius Black e os pais de Neville Logbotton. Ela foi morta em um terrível duelo contra Molly Weasley.
> Quando quatro irmãos entram em um guarda-roupas durante a IIª GM  encontram um país em outra dimensão chamado Nárnia. Ele é governado pela cruel e gelante Jadis, a Feiticeira Branca. Ela é capaz de tudo para se manter no poder, até mesmo tentar matar o imortal Aslan (que para alguns estudiosos é considerado uma representação de Jesus Cristo, pelo fato de sua ressurrreição, após Jadis o matar com a Faca de Pedra). Aslan a mata no final de "O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa", mas ela sempre arranja um jeito de tentar as crianças do nosso mundo que visitam Nárnia.
> Todos conhecem a Maléfica Bruxa Má do Oeste, antagonista de "O Maravilhoso Mágico de OZ" de L. Frank Baum, ela tentou escravizar Dorothy, mas a menina destruiu a bruxa jogando um balde de água na mulher verde. Porém, na mente de Gregory Maguire, essa mulher com uma cor estranha de pele, é descrita como injustiçada e perseguida em "Maligna": ela nasce numa família extremamente religiosa, é criada por uma mãe adúltera (Melena), um pai pastor de Igreja (Frexpar) e a Babá, que também criou Melena. A vida dela muda quando Melena põe no mundo Nessarose, sua irmã mais nova e sem braços, ela ganha um par de sapatos vermelhos, onde está a cobiça e perdição de Elphaba (a bruxa de pele verde, a Bruxa do Oeste). O tempo passa e Elphaba vai para o internato, onde conhece Galinda (mais tarde Glinda, a "Bruxa Boa do Norte"), elas ficam amigas, mas Galinda é mimada e riquinha, as duas acabam se desentendendo quando Elphaba se mete em política e vai contra o Ditador de OZ, o Mágico. A partir daí ela se torna uma "terrorista" perseguida e se envolve com Fiyero, um Príncipe num reino da fronteira mais ocidental de OZ, Kiamo Ko, depois de várias aventuras e desventuras ela se enclausura com a Babá, a ex-mulher e filhos de Fiyero, tornando-se assim temida pelo Mágico que a essa altura já a persegue de várias formas temendo ser desmascarado. (o livro deixa em aberto que o pai de Elphaba pode ser tanto Frexpar quanto o próprio Mágico, afinal Melena nunca foi fiel ao seu marido).

Ta certo, eu sei que faltaram muitos vilões de livros, mas se eu fosse colocar e descrever cada um ficaria um post extenso e eu só sairia daqui depois de dois dias escrevendo e revisando (rerere)
Depois tem os de novela, no geral. NÃO PERCAM!
Bem, é isso!
até...

Um comentário:

  1. Faltou a ALICE <3 de Trilogia Nebulosa!!
    Eu amooo a Alice demais!!
    Ela é foda.

    kkk
    Aiai, a Feiticeira Branca <3

    ResponderExcluir